top of page

NOVAS HABILIDADES E SEUS SEGREDOS Parte 3


Olá pessoal, como vão vocês?

Sentiram minha falta, né não? Rs Ficamos um pouco em off, mas, voltamos para dar continuidade aos post e falar muito sobre o melhor cardgame dessa bagaça.

Dando continuidade as análises dos cards de habilidades que serão lançados em CA. Na parte 2 do post anterior falamos de Elasticidade, Genialidade e Lâminas, neste vamos falar de Magia, Poder cósmico e Regeneração.


Algumas abordagens de mecânicas e efeitos são simples e nos dará uma ideia da utilidade desses novos cards antes mesmo do lançamento, assim podendo já se programar e focar no que realmente precisamos para nossos decks e não sair comprando tudo por aí. Brincadeiras à parte, a maioria dos cards terão utilidade tanto para decks novos como para decks atuais que passarão por mudanças no formato Sitiada, conforme rotação no início de 2018. A coleção CA já tem data, será neste final de novembro, dia 30/11.


Magia

Magia já tem seu lugar garantido no metagame e poucas coisas serão acrescentadas nesta expansão, além das novas habilidades, porém, suficiente para manter o equilíbrio do arquétipo no formato Sitiada.

CORRENTES DE KRAKKAN e TOMO DE KAMAR-TAJ


Correntes de Krakkan vem para melhorar o controle na mesa, ação simples que incapacita o personagem alvo em 1, assim como Faixas de Cyttorak, pequena diferença que faz das Correntes de Krakkan uma boa opção para fazer uma Clarividência maior, mas fica na disputa por slots no deck pelo fato de Faixas dar escudo +2 para o personagem com Magia que estiver carregando, apesar da Clarividência depender do custo de capacitação. E aí, já tem ideia de como usar as duas?


Tomo de Kamar-Taj é um Item Mágico, para novidade dos amantes de Magia, ele não é um Item único, isso mesmo, você pode por até 3x em seu deck, imagina aí, todo mundo com clarividência +1 reciclando cards e comprando após a clarividência, loucura né não? Imagine fazer Clarividência 3 carregando um Orbe de Agamotto e comprando dois cards na preparação, isso vai dar um trabalho na mesa. Dica: Use Dr. Estranho V1, V2 ou V4 ou Clea+Tomo+Orbe+outro card qualquer com Estudos místico em cena. Ficou feliz, hem?


Poder Cósmico

Ótimo opção para quem gosta dos personagens galácticos em Battle Scenes. Este poder ganhou respeito nas últimas expansões, mas ganhou mesmo, tanto em afiliações como em cards muito fortes de habilidades.

MATÉRIA EM ENERGIA e ONDA DE NEUTRINOS


Matéria em energia veio para devastar a cena, então, muito cuidado, senhores players, este card não tem custo de incapacitação, tem apenas Energia cósmica 2, isso mesmo, causa 5 de dano, não é difícil colocar dois cards iguais na base, no mínimo causa 3. Hoje, os decks com bases de Poder Cósmico rodam muito fácil, geram recursos rápido, e reciclam facilmente o topo do deck. Deck como Tropa Nova e Kree podem se beneficiar com este card a partir desta expansão. Dica: Nova V2 (Samuel Alexander) tem um texto bem interessante mesclado com esse tipo de habilidade que não dá medo a princípio, mas quando bate pode começar a pensar em como contornar a situação, porque 5 de dano sem custo é uma beleza de porrada na antecipação, diz aí.


Onda de neutrinos é mais um card que veio de leve, mas soma direitinho com a necessidade de reciclar cards e comprar. Todos sabem que Poder cósmico se baseia em reciclagem dos recursos e pouca compra, como muita sorte se consegue manter um cenário para transformar a reciclagem em compra, mas Onda de neutrinos tem uma característica interessante no texto fixo que é a compra de card após ser pago como Energia cósmica. Basta deixar ela nos recursos e usar aquela ação na preparação, colocando ela na base do deck como Energia cósmica e comprar aquele card maroto de graça praticamente. Você pode fazer isso e comprar sem ver, ou pode ver o topo antes de comprar com o Fóton e não perder nadinha.


Regeneração

Ainda que tenhamos ótimos personagens que detenha esta habilidade, fica claro que ainda não obtivemos um destaque para a mesma. Porém, estes dois cards tem boas mecânicas ofensivas que talvez abra mais espaço nos decks com regeneração.

BOMBARDEIO SINÁPTICO e METÁSTASE CURATIVA


Bombardeio sináptico é o primeiro card Super de regeneração em BS, tem um texto fortíssimo que pode ser carregado tanto como ataque ou antecipação-surpresa e vai capacitar seu personagem em 1 ou 2 quando for carregado de sua mão. A ação vai te dar X cards na compra, que será a quantidade de cards de regeneração que o personagem estiver carregando, porém, o custo é muito alto em relação a necessidade da sua jogada. A única vantagem é garantir a capacitação do seu personagem, a compra vai ficar conforme sua necessidade em cena. Usem a criatividade. Rs


Metástase curativa já fica mais viável com o texto fixo que diz que durante a Etapa de antecipação cards não podem ser descarregados do personagem que estiver carregando. Sim, isso é muito bom, vai te garantir uma antecipação sem que seu oponente mexa em seu personagem, pelo menos sem prendê-lo com um Prisão ou Câmara. Tem Prontidão, ótimo para quem joga com outras habilidades combinadas no deck. Joga bem com Catapulta de entulhos que jogará muito com personagem pesados. Na antecipação pode jogar bem com outras regenerações, podendo regenerar bastante o personagem que usar ou até ser agressivo somado com Lâminas ou Elasticidade para manter o controle em algumas situações.

E é isso, ficamos por aqui com a terceira parte dessa sequência de análises dos novos cards, espero que tenham gostado, vimos que as habilidades estão sendo mais versáteis e nos trazendo dezenas de possibilidades para montagem e combinações nos decks.

Muitas coisas aconteceram e estamos na luta para manter a saúde do cardgame, agora que já temos uma data de lançamento da tão aguardada coleção Confronto Aracnídeo, vamos aguardar para ver o posicionamento da Copag em relação ao cardgame e como essas mudanças vão influenciar nas cenas pelo Brasil afora. Ainda falta a última análise que com certeza deve sair até o próximo final de semana para fecharmos esse ciclo e continuar com novas ideias aqui em O Artefato.

Até a próxima e Let’s play a game!

bottom of page