top of page

NOVAS HABILIDADES E SEUS SEGREDOS Parte 4 FINAL


Olá pessoal, como vão vocês?

Hoje vamos falar da última parte das novas habilidades da Coleção Confronto Aracnídeo. Finalizamos essas análises dos cards de habilidades que serão lançados final deste mês. É importante falar sobre a diversidade de ideias que rondam a Cena nacional de BS, temos muitos blogs dedicados ao cardgame que com toda dificuldade vem passando por momentos tensos, mudanças e com isso crescendo mais ainda. O Artefato não é melhor nem pior que os outros blogs, é sim diferente nas abordagens, podemos falar livremente de algo sobre BS como podemos abordar um tema da forma mais simples e direta, mas o que gostamos mesmo é de explorar tudo isso, seja de forma profunda e detalhada como da forma mais simples e sutil para os amantes do pouco texto.


Chega de conversa e vamos logo terminar com esse artigo puxado. A coleção CA já tem data, será neste final de novembro, dia 30/11. E você já tem planos?

Continuando com:

Super-força

Essa é uma das habilidades que tem ganhado bons reforços ultimamente, tanto com personagens fortes que tutoram a cena como habilidades que o trazem para a mão do seu controlador, antecipando uma entrada pesada e na maioria das vezes poderosa. A mesma ganhou dois reforços para fulminar a cena do oponente, são elas:

CATAPULTA DE ENTULHOS e FORÇA DE GIGANTE


Catapulta de entulho da aos personagens com super-força uma opção equilibrada de poder de ataque, pois, depende de um simples card de suporte para descarregar e ativar a carga de dano, que por sinal pode variar conforme o estado do seu personagem, quanto maior e inteiro seu personagem estiver, maior será a porrada. Único requisito que pode impedir o uso da mesma é o custo específico. Que por sinal faz todo sentido se formos analisar o Flavor do jogo. Suporte que descarregar, é o mesmo que arremessar um monte de entulho no alvo. Essa bateu certo em COPAG!


Força de GIGANTE tem um custo alto, porém consegue ser ignorante ao ponto de derrubar qualquer coisa que esteja em cena somado a Energia inicial do seu ou sua brutamontes em cena. Não precisa descarregar, se você tem um personagem de médio porte com Super-força, já causa no mínimo 7 de dano, é bem forte e jogará muito bem em decks com fácil capacitação.

Telecinesia

Poder usado em praticamente 70% dos decks devido a sua versatilidade com Improbabilidade e Investigação Paranormal, nesta coleção ganha reforços extremamente agressivos dando mais opções e liberdade no uso da mesma, novos decks devem surgir e novas combinações com outros poderes devem acontecer quando a rotação se iniciar. São três cards extremamente fortes, onde veremos desde a preparação os efeitos devastadores se desencadeando. São eles:

DESINTEGRAR, INSANIDADE CORROSIVA e LIMIAR METAFÍSICO.


Começamos por uma ação única, Desintegrar é uma imprevista que ignora escudo e não gera alvo, ela descarrega um card de um personagem ou suporte e o personagem que usou pode usar outra ação que não se chame Desintegrar, tem custo 1, até aí tudo normal, mas, se formos analisar esse tipo de ação, ela era mais específica de ações fixas de personagens, agora temos a liberdade de usar livremente nos personagens com telecinesia. Boa adição aos decks com telecinesia, a única coisa que pode impedir é Jóia do tempo, Boneco Voodoo, Homem Formiga, Ênfase no foco e os suportes que prendem o personagem para não usar ações.


Insanidade corrosiva o nome já diz tudo, são X cards sendo descarregados de X alvos, pode ser 1 de 1 ou 2 de cada 2. O termo descarregar é muito versátil para combater decks que travam as ações que geram alvo ou dificultam os danos com escudos a mais, como ignorar fracotes, Armadura de combate IMA e até textos que reduzem dano ou zeram em casos específicos. Insanidade corrosiva será poderosíssima no ataque e com sorte na antecipação com Jóia do Poder.


Limiar Metafísico também vem com essa característica agressiva de descarregar cards, torna-se forte somado com Desintegrar, podendo descarregar até 3 cards na preparação. Ela trás um texto fixo muito interessante que diz quando este card for colocado nos recursos vindo do seu deck, você pode procurar em seu deck por um personagem com Telecinesia, se o fizer revele-o e coloque-o na sua mão. O texto é forte demais, não precisa de nada, basta ele cair nos recursos vindo do deck, até pela contagem regressiva se é que me entendem. Imagina aquele personagem tão esperado que não veio ou aquele reforço chegando do nada, maravilha né não?

Telepatia

Controle total, aquele controle que é 8 ou 80 e pronto. Deck que se favorecem desta habilidade tem muito o que comemorar, pois atualmente é o melhor controle lado a lado com Elasticidade que se favorece da maldita Amarras invisíveis, que por sinal será a estrela da próxima coleção em meio a tantas opções de controle entre Simbiontes e Aliados do Aranha. Nessa coleção temos:

BROCA MENTAL, CHAMADO DO TELETAPA e UNIÃO MENTAL.


Broca Mental é poderosa demais, mas porquê? Simplesmente pelo fato de ZERAR, isso mesmo ZERAR o escudo de X alvos, sendo X, 1 ou 2 de capacitação, a agressividade da ação fica mais evidente, porque ignora totalmente as adições de escudo que o oponente teve trabalho de colocar ali pra reforçar seu humilde personagem. Além do mais, causa X de dano após ZERAR os escudos de X personagens, podendo ser 1 de dano caso seja 1 capacitação ou 2. Lembrando que só personagens podem ser alvos de Broca Mental, então é só usar na hora certa que será um pega pra capar em cena. Prepara a cabeça viu!?


Chamado Telepata é uma ação interessante, pois busca um outro personagem no deck com pelo menos uma afiliação igual ao do personagem que a usou. Tem Prontidão e é uma ação Imprevista, me parece um tipo de investigação mais precisa, sendo que o custo de capacitação é 0, porém com custo extra de carregar um card dos recursos e depois coloca-la na base antes de buscar o card de personagem conforme pede o efeito da ação. É boa? Talvez se for usada na manutenção da mesa em sequência de outra que permita usar ela em seguida. Cassandra com ela deve ser interessante buscando Selene para se favorecer do texto, a própria Selene usando e buscando Rei das Sombras ou Cassandra, tem também a sinergia com Magia que inclui Dr. Estranho, Clea e cia. Dá pra fazer um Swing legal (risos).


União Mental já é uma ação que ganhou meu respeito e nos faz respirar mais aliviado, é aquela ação que não deve nada, sem custo de incapacitação e capacita um personagem em 1 ou 2 se tiver a mesma afiliação. Agora ficou mais fácil para quem gosta de jogar com decks de controle que dependem de capacitações extras. União Mental vai dar um Up em decks com fome de capacitações, está aí um card que deve ver jogo com a chegada de CA. Detalhe, você pode se capacitar em 1 ou pode capacitar outro em 2 com a mesma afiliação, porém ela só permite isso, ao contrário de ações que permitem o uso de outra após ser usada. Muito cuidado.

Vôo

A habilidade que mais jogava nos primórdios de BS em todos os decks praticamente, com controle, tutoramento, compra e que depois começou a ter variantes com dano e sequência de combinações entre outras habilidades, como por exemplo, Incursão surpreendente+Fúria descontrolada, normalmente características de personagens com cara de ‘‘porradeiro’’. Teremos dois novos cards bons, versáteis para afiliações. São eles:

FACCÇÃO EXPLORADORA e VIAGENS LONGÍNQUAS


Facção vai trazer para decks com base de voo a opção de compra e reciclagem para todos os personagens com a mesma habilidade e afiliação em comum com o personagem que estiver carregando o card. Feito isso, todos poderão comprar, reciclar cards da mão para a base do deck e comprar outro se o fizer. Afiliações como Kree, GDG, Vingadores, Aliados do Homem Aranha, Sexteto Sinistro, Defensores, Tropa Nova, todos esses com pouquíssima dependência de suporte para ganhar voo. Então, Facção Exploradora dará a todos a opção de reciclar e comprar cards na primeira antecipação após seu primeiro turno, vai variar muito conforme sua montagem de mesa.


Viagens Longínquas certamente será um dos cards mais usados nessa coleção, ela foi comparada aos efeitos de Tecnoassalto, tendo Ataque-Surpresa e um efeito semelhante e até melhor que Tecnoassalto em seu efeito de Ataque-Surpresa que diz o seguinte: Quando este card for carregado de sua mão em um personagem com voo, você pode olhar os três cards do topo do seu deck, colocar um deles no topo e os outros dois nos recursos, depois compra um card. Gerador de recurso e de compra aumentando a possiblidade de controle de mão e garantindo aquela sequência de combo com recursos e devolvendo-a em seguida caso use a ação que coloca aquele cenário chato na base do deck do dono. Viagens Longínquas fica mais interessante quando joga junto com Limiar Metafísico também pelo fato de ativar o efeito passivo de Limiar indo do topo para os recursos fazendo você buscar um personagem com telecinesia e colocando na mão. Lógico que não será fácil, mas olhar três cards já te dá um compra e mais recursos, e se Limiar estiver entre eles vai te garantir a busca de um personagem com telecinesia para a mão.

Então é isso, ficamos por aqui com a última parte dessa sequência de análises dos novos cards de habilidades, espero que tenham gostado, vimos que as habilidades estão sendo mais versáteis e melhorando a funcionalidade dos decks. Essas análises foram um pouco demoradas, mas nos deu alguma noção das possibilidades de mudanças e uso das novas habilidades. Tivemos algumas reclamações de que esse artigo estava demorado e cansativo, concordamos e não concordamos, porque explanar as possibilidades requer tempo e paciência, ler é importante para entender e criticar, melhorar nosso ponto de vista em qualquer situação. Então, leiam mais e compartilhe as ideias, críticas são bem-vindas, desde quando não seja destrutiva. Afinal de contas, somos apenas um dos blogs que ama BS e estamos somando quando criamos artigos e compartilhamos aquelas ideias por mais simples que pareçam que de repente você player não conseguiu encaixar na sua cuca, mas nós fãs e blogueiros estamos aqui para isso, te ajudar e seguir em frente com tudo que pudermos agregar de valor neste cardgame charmoso e viciante.


O Artefato continua na luta e fazendo análises, artigos, decklists, reports e levando informação a você player que deseja tudo de bom para BS e não reclama das mudanças como se fosse o fim do mundo. Acompanhe o jogo e suas mudanças, isso te dará uma ideia de como manter seu deck sempre atualizado e firme nos torneios oficiais. E o mais importante de tudo, divirta-se e fiquem na paz.

Até a próxima e Let’s play a game!

bottom of page